quarta-feira, 27 de maio de 2020

Arbitragem no Brasil, entrevista com Dr. Marcondes Souto da CMARB

Este texto não é um artigo comum, tampouco um texto, é apenas uma introdução à postagem de uma entrevista realizada, via videoconferência (pelo #Zoom), com o Dr. Marcondes Souto, um excelente profissional da Área da Mediação e Arbitragem, atuante no Recife- PE, em sua Câmara denominada CMARB (Câmara de Conciliação, Mediação e Arbitragem).

Convido a todos que passarem por aqui a visitar o site dele, lincado acima (e no final), exatamente no nome da Câmara; além disso, convido-os a assistir o vídeo que será anexado no final desta introdução porque é nele que você terá todas as informações acerca do tema Arbitragem.


Vale lembrar, em especial para os colegas do Direito, que a Arbitragem e a Mediação não tiram o Advogado do meio, ele é necessário, na Arbitragem é imprescindível, então não há nada com que se preocupar em perder cliente; por isso, sempre reafirmo aos colegas que uma 'coisa' não exclui a outra!  

Acreditem, vale a pena aconselhar seu cliente a resolver um conflito que chegar até você em uma Câmara - tudo mais rápido e o custo então, nem se fala (em comparação com a Justiça Estatal)..., lembrando, ainda, que é você e a outra parte, quem escolhe a Câmara; na Comum, na Estatal, não há escolha, a sua causa "cairá" na mão de qualquer Juiz da área - imagine que ele tenha suas convicções, mais para um lado que para o outro (e este outro, não seja o seu lado?). 

Pois é, pensem nisso! Na Arbitragem, tanto quando há Contrato prévio, como em um fato ou caso aleatório (onde não há contrato), são as partes que escolhem a Câmara e o Árbitro.

JUSTIÇA COMUM: Imagine que, além de demorar anos para resolver um conflito, você pode ganhar e não levar, pois a pessoa 'devedora', em alguns casos, terá perdido tudo ou até ter falecido; assim, não haverá mais nada a ser penhorado. Na Arbitragem é tudo mais rápido, simples e o custo nem se fala!

No final das contas a Arbitragem e a Mediação fazem parte do futuro na Advocacia - quem gosta de brigar, a todo custo, por uma causa, vai ficar para trás - LEMBREM-SE DISSO  e avante, aprender é sempre importante!  

Infelizmente foi o #Corona (#Covid19) que veio para fazer com que nós nos atentássemos mais para isso do futuro da tecnologia na resolução de um conflito, e a Arbitragem, tanto quanto à Mediação podem ser realizadas via videoconferência; só em alguns casos é que você necessitará de uma homologação judicial, Parecer do Ministério Público ou passar pelo crivo Judicial (estatal), mas é raro.

Nada será como antes, o Brasil é que está para trás há algum tempo nesse tipo de Justiça; até nosso vizinho, Argentina, e a maioria dos países Europeus, e os EUA já se utilizam da Arbitragem e a Mediação, nós, brasileiros, todavia é que estamos aqui, meio que estagnados, apesar de a Lei de Arbitragem (a oficial) ser de 1996 (Lei 9.307/1996), e a de Mediação (13.140/2015).

Entretanto, atentos ao vídeo, pois o Dr. Marcondes é fera no Assunto (em ambos)!  Quem é da área jurídica, atua como Advogado, não pode perder essa oportunidade de Conhecer, mais a fundo, a Arbitragem, e quem não é do Direito pode se interessar pela área e tornar-se também um Mediador ou Árbitro ("quase nada", impede)!

Grata estou por este presente (a presença e conhecimento) que o Dr. Marcondes Souto ofertou ao nosso canal Advogada Elane Souza - Diário de Conteúdo Jurídico.

Para maiores informações sobre resolução de conflitos, via Mediação ou Arbitragem, você encontra em: 

http://www.cmarb.com.br/ , Creio que nesse mesmo link encontrará seus contatos telefônicos e direcionamento à outras redes sociais.

A SEGUIR, O RESULTADO EM VÍDEO:


A live, como de costume, 'conduzida' por Elane Souza, Advogada e Mediadora, autora dos seguintes Blogues, sites e canal do youtube: https://www.diariodeconteudojuridico.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário - será um prazer ler, e até tirar sua dúvida quanto a este modelo de resolução de conflito.

CITAÇÃO DA MEDIADORA

"Legalize mediando, porque mediar é legal" (Por Elane F. Souza - Mediadora Judicial e Extrajudicial )

OBRAS INTERESSANTES

  • Nada és tan Terríble - por Rafael Santandreu Psicólogo-ES
  • Meditações - MARCO AURÉLIO (Imperador romano e Filósofo estóico)
  • La Brevedad de la vida - SÊNECA
  • Inquirídion (Manual de Epicteto), por Flávio Arriano
  • Depredadores Emocionais ou Tóxicos Narcisistas - por Elane Souza

Seguidores